terça-feira, 4 de novembro de 2008

Visto

Continuando a historinha, semana passada fui pro famigerado Consulado Americano tirar o pedaço de papel que garante a minha entrada na terra do Tio Sam. Chegamos as 6, a fila na frente do consulado já tava grande e eu estava sem a papelada que a agência providenciou (pois estou resolvendo tudo via internet. Ê século 21!). O pessoal que já tinha tudo pronto foi indo pra fila, onde um cara da agência de Curitiba já tinha mexido os pauzinhos pra patota não ter que enfrentar aquela fila toda. A entrevista deles estava marcada para as 7 e a moça da agência havia dito que a minha era as 8. Então nós dois começamos a ir atrás do ônibus - que tinha tomado chá de sumiço - pra pegar meus papéis que estavam lá dentro. Após muita procura, desisti e fui tomar um suquinho de laranja mui maroto na padaria em frente ao consulado. Com o organismo repleto de vitamina C, volto revigorado para pegar meus papéis e, assim, ir para a fila. Começa a prova de fogo que todo intercambiário tem que passar.
A espera é infindável, na fila fora do consulado não há lugares para sentar, além de estar sujeito às intempéries da mãe natureza. Levei sorte, estava um tempo nublado e uma temperatura amena. Mesmo assim, fiquei algumas boas horas na fila fora do portão.

Frente do consulado. A fila é bem maior que isso.


Quando finalmente estava chegando perto do portão, verifico minha pasta e vejo que meu horário era o das 7! Já era 8:30 e eu estava moscando lá na fila ainda... Aí aviso o segurança a respeito do meu horário e ele me deixou entrar na boa.
Lá dentro há uma fila que contorna todo o espaço do consulado anterior às salas. Prepare-se para perder mais alguns preciosos minutos. Após essa etapa, finalmente entramos no consulado em si. Não é permitido celulares, máquinas fotográficas e armas (tive que deixar a minha com os guardas).
Lá dentro é mais confortável. Há bancos estofados, embora nem de longe seja suficiente pra comportar a quantidade de pessoas presente. Logo de cara vc encontra e segue uma faixa amarela que lhe conduzirá adivinha pra onde? Uma outra fila. Nessa, o cara irá perguntar qual será seu tipo de visto (J-1) e entregará uma senha. Finalmente você fica livre das filas em pé. A partir desse momento, há a possibilidade de sentar num mais ou menos confortável banquinho (que é disputado a tapas). Minha senha era 8417. Antes da entrevista todos têm que fazer: pré-entrevista, pagar a taxa do visto, colher digitais e, finalmente a entrevista. Realizar tais procedimentos lhe roubará, aproximadamente, umas 3 ou 4 horas. A sorte é que dentro do consulado há um lugar para comer.
Com relação à entrevista, ela é feita em inglês e é super rápida. Os caras não farão mais que 5 perguntas, ao menos que você tenha cara de terrorista. Depois disso é só pagar 30 lascas pra eles mandarem seu visto por sedex.
Susse ou não?

Não. Definitivamente.

3 comentários:

Ju... disse...

Ola, to adicionando todos os blogs da comunidade e vi o seu.. Não consegui ver pra nde vc ia..rs... Hj tirei meu visto.. so que aki no Rio de Janeiro. Vou acompanhar suas historias tb...
bjss

Unknown disse...

Rarararararacóptero. Zivudeu mas conseguiu. Mas tá massa agora, come umas gringa e traz um pedaço pra mim. Tá? De preferência com pelos de cor amalero, rárá!

Lucas disse...

Isso aí é tudo mentira! Migué!
E abaixa esse som moleque!